MHSCFacebook

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis, recebe a partir do dia 15 de maio de 2012 a exposição Marc Riboud, Fotógrafo. Até o dia 17 de junho, o público poderá visitar a mostra com 51 imagens registradas pelo fotógrafo francês em grandes eventos e lugares diversos do oriente ao ocidente, entre os anos de 1953 e 2009. A exposição conta com a organização da Aliança Francesa de Florianópolis e curadoria da Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil. A entrada é gratuita.

Apelidado de “andarilho do vento” pelo diretor geral da Aliança Francesa no Brasil, Yann Lorvo, as fotografias de Marc Riboud são um testemunho diferenciado de alguns dos principais eventos que marcaram a história recente do mundo. “De Washington ao Vietnã, do Nepal às Índias, da China à África ou no Brasil, ele colecionou as imagens como se colecionam borboletas, com cuidado, prazer e paixão. Sua capacidade de se surpreender, seu amor pela vida e pelo próximo aparecem na sua maneira de descobrir as culturas distantes e de voltar várias vezes aos países que visitou”, avalia Lorvo.

Além dessas fotografias, estarão expostas dez montagens de fotografias feitas por Riboud no Brasil em 2009, durante suas visitas a Porto Alegre e ao Rio de Janeiro. “Cada dia de minha viagem foi um encanto. Mais ainda do que a beleza das paisagens e das cidades, pude apreciar o calor e a elegância das relações humanas. A compreensão é imediata e profunda, assim como é imenso o apetite pelos intercâmbios culturais”, declarou o fotógrafo, que esperou 85 anos para vir ao Brasil.

Desde 2010, a exposição passou por diversas cidades do Brasil, como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e foi vista por aproximadamente 100 mil pessoas. Catálogos com as fotografias da exposição serão entregues no dia da inauguração da mostra.

Sobre Marc Riboud

Marc Riboud nasceu em 1923, em Lyon, na França. Durante a Exposição Universal de Paris, em 1937, ele realizou suas primeiras fotografias. De 1945 a 1948, estudou Engenharia na Ecole Centrale de Lyon e trabalhou em uma fábrica antes de resolver dedicar-se à fotografia.

Em 1953, conseguiu publicar na revista Life a fotografia de um pintor da Torre Eiffel. Convidado pelos lendários fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da agência Magnum. Em 1955, passando pelo Oriente Médio e o Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para a China. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra.

Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã do Sul e também no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 1980, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente e realizou exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao. Além de fotografias, publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Seu trabalho foi exposto em diversos museus. Riboud recebeu, entre outras recompensas, dois prêmios do Overseas Press Club, o Time-Life Achievement, o Lucie Award, o ICP Infinity Award e, recentemente, o Sony World Photography Award.

Serviço:

O que: Exposição fotográfica Marc Riboud, Fotógrafo
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis)
Visitação: de 15/05 a 17/06/2012. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
Informações: (48) 3028-8091
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Museu Histórico de Santa Catarina fecha temporariamente para montagem da próxima exposição

O Museu Histórico de Santa Catarina estará fechado de 16 a 26 de abril para a desmontagem da última exposição e montagem da próxima que ocupará o espaço. Durante esse período, os jardins permanecerão abertos ao público de segunda…

Exposição no Museu Histórico de Santa Catarina propõe imersão na estética e simbologia do carnaval

"Estandartes em Contratempos" é o nome da nova exposição que o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, recebe a partir do dia 26 de abril, às 18h30. A mostra propõe uma imersão na estética, cultura,…

Exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa" tem últimos dias de visitação no Museu Histórico de SC

Chega ao fim no próximo sábado (13) a exposição "Ichiram - Um Olhar sobre a Cultura Japonesa", que desde novembro de 2023 leva às salas do Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, objetos e obras de arte que…